sexta-feira, 17 de junho de 2011

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) estabelece eixos norteadores e facilitadores à construção das diferentes linguagens pelas crianças. O RCNEI apresenta diversas sugestões de situações de aprendizagens.
No momento do estágio curricular foi perceptível a importância das propostas contidas no RCNEI para que o professor tenha uma base para conduzir sua prática educativa.
Movimento
No momento do estágio curricular é perceptível a importância das propostas contidas no RCNEI  para que o professor tenha um caminho para conduzir sua prática educativa.

O movimento está presente desde a vida intra-uterina, a cada movimento desenvolvemos controle sobre nosso corpo e percebemos possibilidades de interação com o mundo, através deste, expressamos sentimentos, emoções e pensamentos.


Expressividade do movimento:

O espelho possibilita a construção da identidade e da imagem corporal, através de brincadeiras que as crianças podem fantasiar-se e representar personagens


Equilíbrio e coordenação – caráter instrumental:

Brincadeira de roda, possibilitar a percepção do ritmo comum e a noção do conjunto, além do caráter de socialização.
Propor brincadeiras que componham aspectos ligados à coordenação do movimento e ao equilíbrio.


Artes Visuais
As artes visuais são linguagens relevantes na formação do indivíduo, pois integra os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos com os de interação e comunicação social.


Por Iracema Deocleciano

Referências:
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. MEC. Brasília, 1998

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