Jogos
Tabuleiro: | |
Idade Recomendada : | A partir de 4 anos. |
Organização da Classe: | Duplas. |
Objetivo: | Resolver problemas envolvendo adição, subtração e comparação de quantidades; estimativa de quantidade; leitura e escrita de números; contagem. |
Material: | Um tabuleiro para cada jogador. Um dado e fichas ( tampinhas, botões, grãos ) para cada jogador |
Regras: |
|
Tabuleiro: | |
Variação: | Os alunos podem jogar no mesmo tabuleiro. Desta forma, entregue fichas de tipos ou cores diferentes para cada jogador. Também é possível aumentar ou diminuir a quantidade de quadradinhos do tabuleiro de acordo com a classe. Por Iracema Deocleciano |
SAQUINHOS DE AREIA
Desenvolver a habilidade e as
noções de orientação espacial, de
leve/pesado, entre outras.
MATERIAL
Saquinhos de areia.
DESENVOLVIMENTO
Atendendo às orientações do
professor, pequenos grupos de crianças
(2 ou 3) deverão:
* caminhar ao redor do saquinho;
para trás; ao lado direito/esquerdo;
* saltar com um pé ao redor (pé
direito, com os dois pés; como um
canguru, bem perto do saquinho;
como um coelho, bem longe; por
cima do saquinho);
*pegar o saquinho, lançá-lo para
o alto e pegá-lo de volta;
* pegar um saquinho em cada mão
e comparar o peso, identificando
o mais leve e o mais pesado.
Testando assim a capacidade de entendimento dos alunos.cada acerto caracteriza-se como 1 ponto para o participante.
Lisiane Dias
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx " O aprendizado é algo muito valioso, o que aprendemos de bom deve ser compartilhado para que se multiplique."
O estágio é um aprendizado constante, por isso acredito que o que vi hoje no estágio vale a pena ser dividido, pois é uma sugestão de atividade. muito interessante para trabalhar com educação.infantil e também pode ser adaptado para trabalhar com ensino fundamental.
Ai Vai uma Sugestão de Jogo bem legal!!
Assunto: Números de 1 a 9
Disciplina: Matemática
Objetivo: Identificar os números e associa-lo a quantidade correspondente.
Como Jogar: Os alunos e a professora devem sentar em circulo, no meio da roda coloca-se os numerais tamanho grande em circulo de forma aleatória, em seguida para iniciar o jogo a professora sorteia uma aluno para jogar o dado, este, deve associar a quantidade indicado no dado com numero, neste momento o professor pode mediar o aprendizado explorando atividade de maneira lúdica.
Dica: Confeccionar o dado e os números com materiais reaproveitados, e bem coloridos, isso vai atrair mais a atenção dos educandos.
** Pontos Positivos
Para o professor- Esta atividade permite ao professor observar o aluno individualmente,e perceber a dificuldade de cada um , seja identificar o número,associar a quantidade ao numeral dentre outras possibilidades que depende do olhar do educador.
Para o aluno- Permite que o educando desenvolva o raciocínio lógico, a interação com os colegas, e aprenda de maneira prazerosa e significativa.
E ai gostou?
Joseane Souza