sábado, 18 de junho de 2011

Presença da Matemática na Educação

O ENSINO DA MATEMÁTICA SEGUNDO O RECNEI
LAURO DE FREITAS/BA
APRESENTADO POR:

AILMA SOUSA

RODRIGO XAVIER




     Presença da Matemática na Educação
infantil: Idéias e Praticas Correntes.



         Repetição, memorização e associação
         Do concreto para o abstrato
         Atividades pré-numéricas
         Jogos e aprendizagem de noções matemáticas


Objetivos para:
Crianças de zero a três anos.

*Estabelecer aproximações e algumas noções matemáticas presentes em seu cotidiano, com contagem, relações espaciais, etc...


Crianças de quatro a seis anos

*Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, e as noções espaciais como ferramentas.

*Comunicar idéias matemáticas, hipóteses processos utilizados e resultados encontrados em situações-problemas relativas a quantidade.

*Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seu conhecimento prévio.



Conteúdos



De zero e três anos



*Utilização da contagem oral, de noções de quantidade de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e musicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.

*Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades

Crianças de quatro a seis anos

*Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade

*Utilização de noções simples de calculo mental como ferramenta para resolver problemas.

*Comunicação de quantidade, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais





Contagem
“ A contagem é realizada de forma diversificada pelas crianças, com significado que se modifica conforme o contexto e a compreensão que desenvolvem sobre o número. "
(RCNEI, 1998, p. 220)



Exemplos de situações que envolve contagem

         Jogos e brincadeiras
         Cantigas de roda
         Parlenda
         Músicas
         Atividades
Notações de escrita numéricas.
Placas de carros, camisa de jogadores, etiquetas de preço, endereço, número de telefone, número do sapato etc.

Operações
         Cálculos, estimativas e comparações  a partir do concreto

Grandezas e medidas
         Situações-problemas
         Noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo
         Marcação de tempo no calendário
         Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças
Espaço e forma
         Representação da posição de pessoas e objetos
         Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras
         Pontos de referências

Jogos e brincadeiras
         Brincadeiras e jogos classificados como de construção e de regras
         Permitem que as crianças estabeleçam relações de troca, aprendam a esperar sua vez, e compreendam que se pode ganhar ou perder.

Observação, registro e avaliação formativa

         A avaliação como função de mapear o pensamento da criança sobre noções matemáticas

         Avaliação processual

Sugestões de jogos e brincadeiras
         Boliche
         Jogo do aro
         Trilha
         Amarelinha
         Quebra-cabeça
         Jogo da memória
         Bingo                            


Matemática através das parlendas

Matemática através de  músicas, ex:

         Um, dois, três indiozinhos...
         Mariana conta um, mariana conta dois...
         Um elefante incomoda muita gente
         Cinco patinhos foram passear...
         A cobra não tem pé...
         Vem dançar...
         Etc.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.  


Postado por: Rodrigo Xavier


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